Contabilidade e Finanças

O curso de Contabilidade e Finanças surge da licenciatura bietápica em Contabilidade e Finanças, que funcionava desde 1999/2000 no regime noturno. No ano letivo 2007/2008, a licenciatura foi objeto de adequação a Bolonha, com um único plano curricular, a funcionar nos regimes diurno e pós-laboral. O Despacho n.º 4703/2007, de 14 de março, aprovou a sua adequação a Bolonha, tendo sido o respetivo plano de estudos aprovado pelo Despacho n.º 26266-AL/2007, de 15 de novembro.

Em janeiro de 2014 o curso foi acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) pelo período de 5 anos (15/01/2014 ).

A licenciatura está organizada em 6 semestres, sendo necessários 180 ECTS para obter o grau de licenciado. A área de estudos predominante é Contabilidade (47%).

Este curso é reconhecido pela Ordem dos Contabilistas Certificados e os alunos que o terminam estão dispensados de realizar o estágio da Ordem, uma vez que a unidade curricular Simulação Empresarial é-lhe equivalente.

Anualmente alunos e docentes do curso de Contabilidade e Finanças organizam uma conferência sobre contabilidade e fiscalidade.

Objetivos:

Fornecer competências que permitam ao profissional uma fácil e bem sucedida integração no mercado de trabalho em diferentes contextos organizacionais, assumindo responsabilidades em empresas públicas ou privadas e na administração pública, nomeadamente, ao nível das direções financeira, administrativa e contabilística, respondendo igualmente ao requisito de criação de autonomia e autoexigência na aprendizagem como base de adequação aos contextos profissionais em constante mutação.

 

Saídas Profissionais:

Contabilista

Consultor Financeiro e Fiscal

Quadros de Instituições Financeiras

Quadros de Entidades Seguradoras

Técnico Superior da Administração Pública

Auditor

Acesso à profissão de Técnico Oficial de Contas (mediante o cumprimento dos requisitos da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas)

Acesso à profissão de Revisor Oficial de Contas (mediante o cumprimento dos requisitos da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas).

 

Alguns números sobre o curso (2016/2017):

O número de ingressos foi de 35 estudantes no regime diurno na 1ª fase do CNAES, tendo havido 132 candidatos.

A média de entrada do último colocado no regime diurno via CNAES (1ª fase) foi de 111,3 pontos.

 

 

Coordenação do curso:

Doutora Alexandra Carvalho (coord.cf.estg@ipleiria.pt)