Marketing

O curso de licenciatura em Marketing visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de funções na área do Marketing, nomeadamente, gestão de produtos e marcas, gestão comercial e vendas, comunicação e relações públicas, e-commerce e redes sociais. Desta forma, proporciona aos licenciados uma ampla oferta de saídas profissionais e uma elevada empregabilidade.

A licenciatura em Marketing tem uma duração de 3 anos e um total de 180 ECTS, dos quais 20 ECTS são optativos, permitindo ao estudante aprofundar a sua formação para áreas de maior interesse. Durante o curso é proporcionado o contacto com o meio empresarial ao abrigo de vários protocolos de colaboração estabelecidos com empresas e associações empresariais da Região de Leiria, visando o desenvolvimento de trabalhos aplicados, visitas de estudo, estágios e a troca de experiências e conhecimentos entre estudantes e profissionais. Os estudantes têm também a oportunidade de complementar a sua formação com experiências internacionais de mobilidade para estudos e para estágio, ao abrigo do Programa ERASMUS + e de outros programas de intercâmbio oferecidos pelo IPLeiria.

 

Saídas Profissionais:

* Diretor geral/administrador * Diretor de marketing * Diretor comercial/vendas *  Diretor de comunicação * Gestor de produto * Gestor de marcas * Gestor de cliente * Gestor de loja * Gestor de ecommerce * Gestor de etraffic * Gestor de redes sociais *  Gestor de logística e distribuição * Consultor de marketing * Relações Públicas * Analista de mercado * Técnico de merchandising *

 

Um pouco de história:

1 – Em 21 de julho de 2000 foi criada a licenciatura bietápica de Comércio e Marketing pela Portaria 466-G/2000, cujo plano de estudos foi aprovado pela Portaria n.º 424/2002 de 19 de abril de 2002.

2 – O designação do curso foi alterada para Marketing com a Portaria n.º 595/2005 de 15 de julho e o novo plano de estudos aprovado pela Portaria n.º 1195/2005 de 25 de novembro.

3 –  No ano letivo 2007/2008, o Despacho n.º 4703/2007, de 14 de março, aprovou a sua adequação a Bolonha, passando o curso a funcionar em regime diurno e de ensino a distância. O Despacho n.º 26266-AD/2007, de 15 de novembro, aprova o seu ciclo de estudos.

4 –  O curso de licenciatura em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria é acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – licenciatura acreditada incondicionalmente por um período de 5 anos (19/07/2013 ).

5 – No ano letivo 2015/2016 entrava em funcionamento em plano de estudos atualizado pelo Despacho 7612/2015.

 

Alguns números sobre o curso (2016/2017):

No regime presencial diurno, a procura foi de 156 candidatos para as 42 vagas disponíveis na 1ª fase do CNAES.

A média de entrada do último colocado via CNAES (1ª fase) foi de 115,7 pontos (65% média secundário + 35% prova de ingresso).

 

Testemunho de uma entidade acolhedora de estágio curricular 

“Acolher um estagiário na Roca faz parte da cultura de responsabilidade social da empresa, contribuindo para uma aproximação às organizações de ensino (escolas/universidades), apoiando na formação académica e profissional de jovens licenciados num ambiente realista e contribuindo para o arranque da sua vida profissional, ao mesmo tempo que se reveste de uma mais valia para a equipa de trabalho em que ficam integrados.
Nestes termos, o estágio curricular oferece uma vantagem competitiva aos jovens licenciados, enquanto ferramenta para uma melhor inserção profissional e pela experiência de trabalho que proporciona, num envolvimento mais próximo da realidade empresarial, com a aplicação prática de muitos dos conhecimentos adquiridos na Universidade, permitindo também uma formação pessoal, através da modelação de atitudes e comportamentos a aplicar em futuros contextos profissionais.”
Sónia Felgueiras – Marketing and Product – ROCA

 

Coordenação de curso:

Foto Ana Lisboa    Doutora Ana Lisboa (coord.mk.estg@ipleiria.pt)