Corpo Docente do MGE

 

Carlos Manuel Gomes da Silva
Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações, na especialidade de Métodos Científicos de Gestão
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Docente na ESTG-Ipleiria desde 1997 (Professor Coordenador – categoria atual)
Investigador no INESC-Coimbra desde 2001 (www.inescc.pt)
Cátia Fernandes Crespo
  Doutorada em Gestão com especialização em Marketing and International Business pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Economia Internacional. Licenciada em Economia.
Elisabete Mendes Duarte
  Doutora em Economia – investigação em Economia Financeira, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2006)
Mestre em Economia Financeira –pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1997)Licenciada em Economia, pelo ISEG – Universidade Técnica Lisboa (1988)
Docente do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG), desde 1991 (Professora Coordenadora).
Áreas de interesse de investigação: Portfolio Insurance, Financial Ethics, Monetary Policy
Henrique Amado Carvalho
  Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
MBA em Gestão de Empresas (Indeg/Iscte)
CPMA – Certified Project Management Associate pela IPMA – International Project Management Association
Especialista em Gestão e Administração – Título de Especialista atribuído em Junho 2013, após prestação de provas públicas
Experiência na Direcção Financeira e Controlo de grandes projectos
Docente do ensino superior (ESTG do Instituto Politécnico de Leiria) nas áreas de Gestão de Empresas e Controlo de Gestão
Professor convidado da Autónoma Business School, da Universidade Autónoma de Lisboa
Director de Controlo de Gestão do Grupo Lena
Secretário Geral da APOGEP – Associação Portuguesa de Gestão de Projectos
Jaime Guerra
  Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Leiria
Presidente do Conselho de Administração da JLM – Consultores de Gestão, SA
Membro da Direção Geral do Grupo inCenteaLicenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (1982), Pós – Graduação em Qualidade Industrial e Negócios Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1993), Mestre em Estratégia e Economia Industrial da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra com a tese de dissertação “A utilização do balanced scorecard como instrumento de melhoria da competitividade das empresas” (2007) e Doutor em Marketing e Mercados Internacionais da UNEX (Espanha) com a tese de dissertação sob o tema: “Factores que influenciam a competitividade dos municípios; a importância da gestão do conhecimento” (2011).
É sócio fundador e presidente do Conselho de Administração da JLM – Consultores de Gestão, SA. (desde 1991), docente no Instituto Politécnico de Leiria (desde 1996) e membro da direção geral do Grupo inCentea (desde 2011).
João Paulo Oliveira Martins
Joao Paulo Oliveira Martins - DMat - peq Licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade do Minho (2002). Mestre em Matemática para o ensino pela Universidade de Lisboa (2005). Doutor em Estatística e Investigação Operacional, especialidade em probabilidades e estatística, pela Universidade de Lisboa (2009). Exerce funções docentes na ESTG desde 2004.
  Joaquim Paulo Conceição
   Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, é Doutorado em Marketing e Comércio Internacional pela Universidade da Estremadura em Espanha. É Professor há mais de 27 anos, sendo que, há 24 no ensino superior onde ainda desempenha funções de docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Leiria nas áreas de Gestão e Estratégia Empresarial. Fez carreira na Banca entre 1990 e 1998, tendo passado pelo Banco Comercial Português, pelo Banco Comercial de Macau como Diretor da Direção Regional e pelo Banco Português do Atlântico como Diretor da Direção de Empresas. Integrou o Grupo Lena em 1998 para liderar a equipa que desenhou a estrutura organizativa que deu origem ao Grupo Lena. Privilegiando a ligação empresas e universidades fundou a Escola de Negócios do Grupo Lena ( ENGL) que faz formação à medida das empresas em cooperação com as principais universidades portuguesas e criou o LENA BUSINESS, um concurso de ideias para finalistas do ensino superior que leva ao terreno a ideia vencedora transformando alunos em acionistas e gestores. Depois de ter desempenhado funções de administrador em várias empresas do Grupo e de Presidente do Conselho de Administração nas sub-holdings Lena Automóveis e Lena Inovação, é desde 2010, CEO (Presidente da Comissão Executiva) do Grupo Lena que hoje tem atividades nos setores de construção, ambiente e energia em 10 países diferentes na Europa, África e América.
  Lígia Febra
  Doutora em Gestão – investigação em Finanças, pelo ISEG – Universidade Técnica Lisboa (2010)
Mestre em Ciências Empresariais – especialização em Finanças Empresariais, pela FEP – Universidade do Porto (2000)
Licenciada em Gestão, pelo ISEG – Universidade Técnica Lisboa (1996)
Docente do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG), desde 1996 (Professor Adjunto – categoria atual).
Áreas de interesse de investigação: Cross listings; liquidity risk
Manuel Portugal
   Doutorado em Business Administration pela David Eccles School of Business, da Universidade de Utah (EUA), MBA pela Universidade Católica de Lisboa e Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Leiria e director do globADVANTAGE – Center of Research in International Business & Strategy, do qual é fundador. Investigador em estratégia de empresas multinacionais, aquisições internacionais de empresas, estratégias e dinâmicas regionais e empreendedorismo. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e apresentações em algumas das melhores conferências mundiais de Gestão.
Manuel José Andrino Pereira
  Revisor Oficial de Contas
Professor Adjunto da ESTG do IPL
Título de Especialista na área de Contabilidade e Fiscalidade
Membro do Conselho Técnico Científico da ESTG
Formador da OTOC
Supervisor de Estágios da OTOC
Maria Eduarda Fernandes
  Doutoramento em Economia – investigação em Economia Experimental e Ambiental – Universidade do Minho (2010)
Mestrado em Economia – especialização em Gestão dos Recursos Naturais, pela FEP – Universidade do Porto (2001)
Licenciada em Economia, pela FEUC – Universidade de Coimbra (1997)
Docente do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG), desde 1999 (Professor Adjunto – categoria atual).
Coordenador do curso de licenciatura em Contabilidade e Finanças.
Áreas de interesse de investigação: Mercados de transação de licenças de emissão de CO2; Eco-labeling; Desenvolvimento Sustentável.
Maria João Jorge
  Doutora em Gestão, especialidade em Finanças, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2013).
Mestre em Economia e Estratégia Industrial – Investigação em Finanças, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2005).
Licenciada em Gestão Empresarial, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (1999).
Bacharel em Gestão Comercial – Marketing, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (1995).
Docente do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG), desde 1999 (Professor Adjunto – categoria atual).
Áreas de interesse de investigação: Risk management; Corporate governance.
Natália Canadas
Professora coordenadora, coordenadora do mestrado em finanças empresariais.
Doutorada em ciências empresariais, área de conhecimento de contabilidade, pela Universidade do Minho, Mestrado e licenciatura pela FEUC.
Neuza Ribeiro
  Pós-doutorada e doutorada em Gestão Industrial, especialização em Comportamento Organizacional, pela Universidade de Aveiro. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-Graduada e Mestre em Ciências do Trabalho (ISCTE). Professora Adjunta na ESTG/IPL, desde Março de 2001. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais. Publicou vários artigos em revistas internacionais, incluindo Journal of Business Ethics, Journal of Business Research, The Leadership Quarterly. É co-autora do livro “A virtude nas organizações: Fonte de progresso e sustentabilidade”. Tem realizado eventos de formação de executivos e consultoria na área da gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. Entre as suas principais áreas de investigação estão a virtuosidade organizacional, a felicidade no trabalho e a liderança autêntica.
Pedro Manuel Rodrigues Carreira
  Licenciado (2003) e doutorado (2010) em Economia pela Nova School of Business & Economics da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou (2004-2005). Bolseiro de doutoramento da FCT (2004-2008).
Coordenador da licenciatura em Gestão na ESTG-IPL desde julho de 2012. Tem lecionado unidades curriculares na área da Gestão, incluindo Gestão de Operações, Métodos de Previsão, Técnicas de Apoio à Decisão, Gestão e Avaliação do Risco e Logística e Gestão de Serviços de Saúde.
Membro do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade – CIGS (IPL), membro do 3º Conselho Pedagógico da ESTG e membro da Comissão Científico-Pedagógica do Mestrado em Contabilidade e Relato de Gestão (ESTG).
Tem investigado e publicado nas áreas de Gestão e Economia.
Tânia Marques
  Doutorada em “Nuevas tendencias en dirección de empresas” (Gestão/Organização) pela Universidade de Salamanca (Espanha) desde 2008. É coordenadora do mestrado em Negócios Internacionais desde 2012-2013 até à atualidade e desenvolve a sua atividade como professora adjunta na área de gestão/gestão de recursos humanos na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) desde 2003/2004, ao nível das licenciaturas e mestrados. Ao longo dos anos foi colaborando com outras instituições como o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT – Coimbra) ao nível mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL) ao nível da licenciatura em Relações Humanas e Comunicação Organizacional. Também tem colaborado no mestrado em Administração Pública – edição em Leiria e em Macau.
Assegurou a coordenação local do mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional lecionado pelo ISMT em Leiria e faz parte do Conselho Técnico-Científico da ESTG.
No plano empresarial trabalhou em empresas dos sectores de consultadoria e de seguros. É membro do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade e faz, também, investigação na Universidade de Salamanca e colabora com os seus pares em diversos projetos de investigação. As suas áreas de investigação centram-se nas estratégias reorganizativas (downsizing), recursos humanos, comportamento organizacional e estudos inter – culturais.
Teresa Eugénio
  Doutora em Gestão – Especialização em Contabilidade pelo ISCTE – IUL (2009)
Mestre em Ciências de Gestão pela ISCTE – IUL (2002)
Licenciada em Contabilidade e Administração Financeira pelo ISCAL, Instituto Superior de Contabiliadde e Adminstraçao de Lisboa (1998)
(Professor Adjunto – categoria atual).
Coordenadora do departamento de Gestão e Economia desde 2013.
Áreas de interesse de investigação: Accounting for sustainability, Auditing
Vítor Hugo dos Santos Ferreira
  Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia em Coimbra. Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e Inovação e Doutorado em Economia a Inovação pelo ISEG.É Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL. Foi coordenador do mestrado em Controlo de Gestão do IPL. É membro do CDRsp, autor de diversos artigos publicados nacional e internacionalmente, chair internacional da GBATA e revisor de várias revistas científicas. É consultor na área de Estratégia e Empreendedorismo e foi formador e consultor nos programas de Formação Avançada para diretores de empresas. É sócio fundador da empresa Look and Go. É Diretor Executivo da D.Dinis, Business School.