Corpo Docente do MGE

 

Carlos Manuel Gomes da Silva
Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações, na especialidade de Métodos Científicos de Gestão
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Docente na ESTG-Ipleiria desde 1997 (Professor Coordenador – categoria atual)
Investigador no INESC-Coimbra desde 2001 (www.inescc.pt)
Cátia Fernandes Crespo
  Doutorada em Gestão com especialização em Marketing and International Business pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Economia Internacional. Licenciada em Economia.
Elisabete Mendes Duarte
  Doutora em Economia – investigação em Economia Financeira, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2006)
Mestre em Economia Financeira –pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1997)Licenciada em Economia, pelo ISEG – Universidade Técnica Lisboa (1988)
Docente do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG), desde 1991 (Professora Coordenadora).
Áreas de interesse de investigação: Portfolio Insurance, Financial Ethics, Monetary Policy
Henrique Amado Carvalho
  Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
MBA em Gestão de Empresas (Indeg/Iscte)
CPMA – Certified Project Management Associate pela IPMA – International Project Management Association
Especialista em Gestão e Administração – Título de Especialista atribuído em Junho 2013, após prestação de provas públicas
Experiência na Direcção Financeira e Controlo de grandes projectos
Docente do ensino superior (ESTG do Instituto Politécnico de Leiria) nas áreas de Gestão de Empresas e Controlo de Gestão
Professor convidado da Autónoma Business School, da Universidade Autónoma de Lisboa
Director de Controlo de Gestão do Grupo Lena
Secretário Geral da APOGEP – Associação Portuguesa de Gestão de Projectos
Jaime Guerra
  Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Leiria
Presidente do Conselho de Administração da JLM – Consultores de Gestão, SA
Membro da Direção Geral do Grupo inCenteaLicenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (1982), Pós – Graduação em Qualidade Industrial e Negócios Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1993), Mestre em Estratégia e Economia Industrial da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra com a tese de dissertação “A utilização do balanced scorecard como instrumento de melhoria da competitividade das empresas” (2007) e Doutor em Marketing e Mercados Internacionais da UNEX (Espanha) com a tese de dissertação sob o tema: “Factores que influenciam a competitividade dos municípios; a importância da gestão do conhecimento” (2011).
É sócio fundador e presidente do Conselho de Administração da JLM – Consultores de Gestão, SA. (desde 1991), docente no Instituto Politécnico de Leiria (desde 1996) e membro da direção geral do Grupo inCentea (desde 2011).
João Paulo Oliveira Martins
Joao Paulo Oliveira Martins - DMat - peq Licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade do Minho (2002). Mestre em Matemática para o ensino pela Universidade de Lisboa (2005). Doutor em Estatística e Investigação Operacional, especialidade em probabilidades e estatística, pela Universidade de Lisboa (2009). Exerce funções docentes na ESTG desde 2004.
  Joaquim Paulo Conceição
   Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, é Doutorado em Marketing e Comércio Internacional pela Universidade da Estremadura em Espanha. É Professor há mais de 27 anos, sendo que, há 24 no ensino superior onde ainda desempenha funções de docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Leiria nas áreas de Gestão e Estratégia Empresarial. Fez carreira na Banca entre 1990 e 1998, tendo passado pelo Banco Comercial Português, pelo Banco Comercial de Macau como Diretor da Direção Regional e pelo Banco Português do Atlântico como Diretor da Direção de Empresas. Integrou o Grupo Lena em 1998 para liderar a equipa que desenhou a estrutura organizativa que deu origem ao Grupo Lena. Privilegiando a ligação empresas e universidades fundou a Escola de Negócios do Grupo Lena ( ENGL) que faz formação à medida das empresas em cooperação com as principais universidades portuguesas e criou o LENA BUSINESS, um concurso de ideias para finalistas do ensino superior que leva ao terreno a ideia vencedora transformando alunos em acionistas e gestores. Depois de ter desempenhado funções de administrador em várias empresas do Grupo e de Presidente do Conselho de Administração nas sub-holdings Lena Automóveis e Lena Inovação, é desde 2010, CEO (Presidente da Comissão Executiva) do Grupo Lena que hoje tem atividades nos setores de construção, ambiente e energia em 10 países diferentes na Europa, África e América.
  Jorge Martins
Advanced Management Program, Kellogg School of Management, Chicago (2016)
Master in Finance (scholar part), Católica Lisbon Business and Economics (2010/11)
Young Managers Programme, Insead, France (2005)
Post-graduate in Public Private Partnerships, Católica Lisbon Business and Economics (2003)
University degree in Management ICT, Universidade Autónoma, Lisbon.(1996)Co-Founder of RomBoats – Yacht building and refit, since November 2017. Previously, CEO of Capgemini Portugal since July 2014, with over 22 years of IT and management consulting experience and background, with a proven track-record of delivering change and results both, as a sales person or as a P&L (and country) leader.
Despite pursuing a career always within Capgemini, combines a deep knowledge of multiple sectors with management, business and profit shaper, client-driven, leadership, networking and human skills, due to the diversity of roles and responsibilities held in diverse business challenging contexts.
Additionally, holds a wide range of academic skills, from an ICT degree, to Management and Marketing at Insead and Kellogg or Finance at Universidade Católica, which provides a strong competences mix, and a robust set of managerial competences, and more relevant, strategic insight and an important vision concerning the challenges the market is facing, like digital, analytics, cloud or people transformation.
  Lígia Febra
  Doutora em Gestão – investigação em Finanças, pelo ISEG – Universidade Técnica Lisboa (2010)
Mestre em Ciências Empresariais – especialização em Finanças Empresariais, pela FEP – Universidade do Porto (2000)
Licenciada em Gestão, pelo ISEG – Universidade Técnica Lisboa (1996)
Docente do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG), desde 1996 (Professor Adjunto – categoria atual).
Áreas de interesse de investigação: Cross listings; liquidity risk
Manuel Portugal
   Doutorado em Business Administration pela David Eccles School of Business, da Universidade de Utah (EUA), MBA pela Universidade Católica de Lisboa e Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Leiria e director do globADVANTAGE – Center of Research in International Business & Strategy, do qual é fundador. Investigador em estratégia de empresas multinacionais, aquisições internacionais de empresas, estratégias e dinâmicas regionais e empreendedorismo. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e apresentações em algumas das melhores conferências mundiais de Gestão.
Manuel José Andrino Pereira
  Revisor Oficial de Contas
Professor Adjunto da ESTG do IPL
Título de Especialista na área de Contabilidade e Fiscalidade
Membro do Conselho Técnico Científico da ESTG
Formador da OTOC
Supervisor de Estágios da OTOC
Maria Eduarda Fernandes
  Doutoramento em Economia – investigação em Economia Experimental e Ambiental – Universidade do Minho (2010)
Mestrado em Economia – especialização em Gestão dos Recursos Naturais, pela FEP – Universidade do Porto (2001)
Licenciada em Economia, pela FEUC – Universidade de Coimbra (1997)
Docente do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG), desde 1999 (Professor Adjunto – categoria atual).
Coordenador do curso de licenciatura em Contabilidade e Finanças.
Áreas de interesse de investigação: Mercados de transação de licenças de emissão de CO2; Eco-labeling; Desenvolvimento Sustentável.
Maria João Jorge
  Doutora em Gestão, especialidade em Finanças, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2013).
Mestre em Economia e Estratégia Industrial – Investigação em Finanças, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2005).
Licenciada em Gestão Empresarial, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (1999).
Bacharel em Gestão Comercial – Marketing, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (1995).
Docente do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG), desde 1999 (Professor Adjunto – categoria atual).
Áreas de interesse de investigação: Risk management; Corporate governance.
Natália Canadas
Professora coordenadora, coordenadora do mestrado em finanças empresariais.
Doutorada em ciências empresariais, área de conhecimento de contabilidade, pela Universidade do Minho, Mestrado e licenciatura pela FEUC.
Neuza Ribeiro
  Pós-doutorada e doutorada em Gestão Industrial, especialização em Comportamento Organizacional, pela Universidade de Aveiro. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-Graduada e Mestre em Ciências do Trabalho (ISCTE). Professora Adjunta na ESTG/IPL, desde Março de 2001. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais. Publicou vários artigos em revistas internacionais, incluindo Journal of Business Ethics, Journal of Business Research, The Leadership Quarterly. É co-autora do livro “A virtude nas organizações: Fonte de progresso e sustentabilidade”. Tem realizado eventos de formação de executivos e consultoria na área da gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. Entre as suas principais áreas de investigação estão a virtuosidade organizacional, a felicidade no trabalho e a liderança autêntica.
Pedro Manuel Rodrigues Carreira
  Licenciado (2003) e doutorado (2010) em Economia pela Nova School of Business & Economics da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou (2004-2005). Bolseiro de doutoramento da FCT (2004-2008).
Coordenador da licenciatura em Gestão na ESTG-IPL desde julho de 2012. Tem lecionado unidades curriculares na área da Gestão, incluindo Gestão de Operações, Métodos de Previsão, Técnicas de Apoio à Decisão, Gestão e Avaliação do Risco e Logística e Gestão de Serviços de Saúde.
Membro do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade – CIGS (IPL), membro do 3º Conselho Pedagógico da ESTG e membro da Comissão Científico-Pedagógica do Mestrado em Contabilidade e Relato de Gestão (ESTG).
Tem investigado e publicado nas áreas de Gestão e Economia.
Tânia Marques
  Doutorada em “Nuevas tendencias en dirección de empresas” (Gestão/Organização) pela Universidade de Salamanca (Espanha) desde 2008. É coordenadora do mestrado em Negócios Internacionais desde 2012-2013 até à atualidade e desenvolve a sua atividade como professora adjunta na área de gestão/gestão de recursos humanos na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) desde 2003/2004, ao nível das licenciaturas e mestrados. Ao longo dos anos foi colaborando com outras instituições como o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT – Coimbra) ao nível mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL) ao nível da licenciatura em Relações Humanas e Comunicação Organizacional. Também tem colaborado no mestrado em Administração Pública – edição em Leiria e em Macau.
Assegurou a coordenação local do mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional lecionado pelo ISMT em Leiria e faz parte do Conselho Técnico-Científico da ESTG.
No plano empresarial trabalhou em empresas dos sectores de consultadoria e de seguros. É membro do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade e faz, também, investigação na Universidade de Salamanca e colabora com os seus pares em diversos projetos de investigação. As suas áreas de investigação centram-se nas estratégias reorganizativas (downsizing), recursos humanos, comportamento organizacional e estudos inter – culturais.
Teresa Eugénio
  Doutora em Gestão – Especialização em Contabilidade pelo ISCTE – IUL (2009)
Mestre em Ciências de Gestão pela ISCTE – IUL (2002)
Licenciada em Contabilidade e Administração Financeira pelo ISCAL, Instituto Superior de Contabiliadde e Adminstraçao de Lisboa (1998)
(Professor Adjunto – categoria atual).
Coordenadora do departamento de Gestão e Economia desde 2013.
Áreas de interesse de investigação: Accounting for sustainability, Auditing
Vítor Hugo dos Santos Ferreira
  Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia em Coimbra. Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e Inovação e Doutorado em Economia a Inovação pelo ISEG.É Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL. Foi coordenador do mestrado em Controlo de Gestão do IPL. É membro do CDRsp, autor de diversos artigos publicados nacional e internacionalmente, chair internacional da GBATA e revisor de várias revistas científicas. É consultor na área de Estratégia e Empreendedorismo e foi formador e consultor nos programas de Formação Avançada para diretores de empresas. É sócio fundador da empresa Look and Go. É Diretor Executivo da D.Dinis, Business School.